FotorCreated

A alta incidência de violência perpetrada contra a pessoa idosa, registrada no banco de dados do SINAN-MS, conduz à necessidade de definir estratégias de enfrentamento a esta questão.

Neste sentido, a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, por meio da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS)/Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA) e Ministério Público, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa (15 de Junho), realizou o Seminário: “Quebrando o Silêncio: Violência Contra a Pessoa Idosa”, no município de Goiânia, no dia 20 de junho do corrente ano, no auditório do Ministério Público de Goiás.

O evento contou com a ilustre presença da  Marília Anselmo Viana da Silva Berzins – Assistente Social, Presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE)  Doutora pela USP com a tese intitulada Violência Institucional Contra a Pessoa Idosa: A contradição de quem cuida. Esta explanou com muita propriedade as nuances das violências visíveis e invisíveis contra a pessoa idosa que acontecem no contexto das relações sociais, principalmente no âmbito doméstico. E, provocou os profissionais de saúde para a necessidade de ter o olhar ampliado para essa questão, explicando às várias formas existentes e a importância da notificação dessa violência. 

Com certeza o evento colocou em pauta o fenômeno social da violência contra a pessoa idosa que significa violação de direitos e qualificou os profissionais das políticas setoriais para a implementação de ações de prevenção, promoção e cultura da antiviolência, a fim de interromper e/ou reduzir este ciclo em nossa sociedade.

E, agradecemos a parceria com a Superintendência de Vigilância em Saúde/SUVISA, Coordenadora do VIVA- Maria de Fátima Rodrigues, ao Promotor Vagner Jerson Garcia do Ministério Público  e Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa que tornaram possível a realização do Seminário.